ESCOLA DA CONSCIÊNCIA
EM SAÚDE & SEGURANÇA NO TRABALHO
ESCOLA DA CONSCIÊNCIA
EM SAÚDE & SEGURANÇA NO TRABALHO
Um curso rápido com a proposta de apoiar o desenvolvimento contínuo de líderes.
Neste mini curso além das diversas competências trabalhadas, o curso é voltado para lideranças que trabalham diretamente com o risco, comportamento seguro, prevenção de acidentes.
Liderança Ativa e Genuína é uma trilha de desenvolvimento que tem a filosofia do Cuidado Ativo Genuíno como fonte norteadora dos conteúdos.
Voltado para líderes, técnicos e engenheiros de segurança, enfermeiras e médicos do trabalho.
O conteúdo é comportamental com foco na gestão de pessoas.
O curso oferece certificado com 100% do curso. Clique na imagem e se cadastre gratuitamente.
Compartilhe com seu RH e outros líderes.
Disponível por tempo limitado. Acesse agora, se capacite e conclua com êxito.
Duração: 60 minutos
A palestra É preciso saber viver nos fala do processo de consciência que devemos adotar para praticar o comportamento seguro e análise de riscos. Uma palestra com base na neurociência, foca nas tomadas de decisões feitas pela mente e a filosofia do Cuidado Ativo Genuíno, da Atenção Intencional como componente essencial da Percepção de Risco e clareza do sentido dado a própria vida.
Diógenes, como pesquisador na área da neurociência e psicologias, defende a tese da Consciência Segura antes do Comportamento Seguro. Uma pessoa consciente adota hábitos seguros em todos os lugares como valor e princípio pessoal sema intervenção de terceiros, pois sabe o que é certo e errado. Uma palestra com reflexões pragmáticas e linguagem direta que traz uma narrativa cheia provocações positivas, dicas claras de como utilizar o cérebro ao nosso favor, uma palestra inspiracional com práticas que podem e devem ser aplicadas de imediato.
Temos uma grande empresa para cuidar, a nossa vida. Pelo autocuidado adotamos práticas saudáveis e genuínas com o próximo, além de nos promover a donos morais do local aonde trabalhamos. Precisamos olhar nossa única vida com mais Accontability, ou seja, uma extrema responsabilidade.
Bem, É preciso saber viver com saúde e segurança no trabalho!
Por fim, nossa consciência se volta para nossa origem e lar, sabendo que casa nem sempre é um lugar, estamos voltando para alguém... PARA QUEM QUE NÓS VOLTAMOS? QUEM NOS ESPERA VOLTAR?
Um trabalho focado na saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores com alto grau emocional e impacto de reflexão.
Não utiliza-se imagens ou vídeos de acidentes. Utiliza-se de músicas, dinâmicas mentais, cases e irreverência.
Duração: 60 a 90 minutos
O Show da Vida é um programa de TV mais esperado da semana. Seu apresentador irreverente, cativante e animado faz sua plateia vibrar de emoção e informações com matérias e reportagens exclusivas.
Os telespectadores adoram os quadros com participação da plateia ao vivo.
A palestra teatralizada é realizado por Diógenes Marques e segue o modelo de um programa de TV com bastante dinamismo, reflexão, leveza e seriedade do assunto sem perder o humor.
O tema central pode ser definido pelo cliente/contratante: Riscos críticos versus comportamento. Cuidado Ativo Genuíno, Relacionamentos interpessoais, senso de dono, competências comportamentais (autoliderança, gestão de tempo, gestão de prevenção, 7 hábitos eficazes), regras de ouro, cuidado ativo genuíno, comportamento, hábitos de saúde e segurança, comunicação.
Duração: 60 minutos
A palestra instiga a curiosidade para decifrar quais são os pequenos hábitos que nunca nos contaram a respeito da saúde e segurança no trabalho.
Com base em teorias que falam de hábitos, paradigmas e comportamentos como desenvolvimento pessoal e profissional, a palestra trará significativos questionamentos que explorem e ative a consciência dos participantes.
A narrativa trará perguntas e respostas, sugestões para adotar pequenos hábitos (hábitos atômicos) que nos prepara para pensar na saúde e segurança em todos os locais e papeis desenvolvidos por nós.
Espera-se que os participantes consigam compreender a urgência e importância de praticar pequenas mudanças com objetivo de alcançar atitudes orientadas para a integridade da vida humana.
A narrativa também é conduzida com técnicas de psicologia reversa e behaviorista com intuito de (re)educar para uma mentalidade mais prevencionista.
Metodologia ativa, dinâmica com a utilização de metáforas, perguntas pragmáticas e filosóficas, imagens e/ou vídeos.
Vamos falar de Percepção de Risco, questionar o risco usando a mente? Ampliar o Comportamento Seguro utilizando a Consciência Segura? Será que a Atenção é válida ou necessitamos de uma Atenção Intencional para reduzir os acidentes?
Será que o entendimento e prática do Cuidado Ativo Genuíno ao extremo pode ser uma boa solução de conscientização dos colaboradores na questão da saúde e segurança no trabalho?
Metodologia criada pelo professor e pesquisador na área comportamental, Diógenes Marques. Há mais de 18 anos que Diógenes vêm atuando com palestras, treinamentos e diálogos com RH, gestores, equipe SST, equipe EHS, colaboradores da linha de produção.
São essas experiências, observações e testes que o levou à pesquisar mais a respeito da mentalidade das pessoas. De lá para cá, o professor e diretor da Escola Liceu de Líderes tem se dedicado ao estudo da neurociência, psicologia, logoterapia e vazio existencial entre outras áreas complementares com foco na saúde e segurança do trabalhador.
Assim, já estudando algumas trilhas que poderia seguir, após a leitura de inúmeros livros e artigos, juntamente com sua experiência de estudos e mercado, Diógenes foi a campo para escutar as queixas e desafios dos seus clientes, como profissional da criatividade utilizou a técnica do Design thinking para colher mais informações e testar.
Mais ainda faltava algumas leituras básicas, foi quando leu os livros "O jogo interior de tênis" de W. Timothy Gallwey e "Rápido e Devagar: duas formas de pensar" de Daniel kahneman.
Algumas dores escutadas foram: fala de percepção, falta de atenção, pouca autorresponsabilidade, nada de autoliderança, niilismo, desengajamento, falta de sentido etc. No juntar "dos ovos" tomamos que o desafio está na "fala de consciência". Pensando neste fator de consciência mental, foi sendo criado o Método DISS.
O DISS não substitui ou ignora o DDS (Diálogo Diário de Segurança) adotado por muitas empresas, o DISS é amigo, apoio, reforçador do DDS, pois ele é o diálogo individual que os colaboradores precisam ter consigo mesmos para executar as tarefas com atenção e segurança, bem como cuidar de sua saúde. É uma abordagem cunhada na filosofia do Cuidado Ativo Genuíno, Comportamento Seguro, Logoterapia (sentido da vida).
A metodologia é aplicada em dois formatos:
SENSIBILIZAÇÃO: palestra e workshop de 1h
Conteúdo: Sentido da Vida, saúde e poder da mente, Atenção Intencional e Difusa, o cérebro no Imaginário e Real, o perigo das Recompensas, formação de hábitos, autoliderança e autorresponsabilidade, cuidado ativo genuíno, olho e mente na tarefa, emocional, virtudes e vícios, alienação, os 7 erros diários, a importância dos rituais e dos metódicos procedimentos, questionamento cerebral, mente rápida e devagar, saúde quadridimensional e acidentes, heurística, tempo, super confiança, experiência e familiaridade com o risco, plano de vida. Psicologia, neurociência e Logoterapia.
Metodologia: Teoria, metáforas/histórias e práticas/dinâmicas. Mentalização. Jogo DISS virtual e Diálogo Socrático.
CONSCIENTIZAÇÃO: treinamento de 4h ou 8h
Conteúdo: Sentido da Vida, saúde e poder da mente, Atenção Intencional e Difusa, o cérebro no Imaginário e Real, o perigo das Recompensas, formação de hábitos, autoliderança e autorresponsabilidade, cuidado ativo genuíno, olho e mente na tarefa, emocional, virtudes e vícios, alienação, os 7 erros diários, a importância dos rituais e dos metódicos procedimentos, questionamento cerebral, mente rápida e devagar, saúde quadridimensional e acidentes, heurística, tempo, super confiança, experiência e familiaridade com o risco, plano de vida. Psicologia, neurociência e Logoterapia.
Metodologia: Teoria, metáforas/histórias e práticas/dinâmicas. Mentalização. Jogo DISS analógico em cartas e Diálogo Socrático. Os times de colaboradores dialogam entre si, gerando consciência e conhecimento. Criam um Plano de Vida na metodologia Design Thinking e apresentam para os demais grupos, bem como a gestão da empresa.
Como professor e com diversos estudos na área de aprendizagem, educação corporativa, aprendizagem contínua, metodologias ativas e T&D, Diógenes desenhou o JOGO DE CARTAS DISS para os times e lideranças dialogarem com segurança psicológica, gestão do conhecimento e protagonismo ativo em busca de solução reais de suas unidades, todo o processo dentro da técnica do Diálogo Socrático (maiêutica) vindo da filosofia de Sócrates.
MOVIMENTO ÂNIMA: despertando o controle do sentir
Como a filosofia, psicologia positiva, neurociência e logoterapia ajudam você a cultivar sua saúde mental no ambiente corporativo promovendo uma vida mais feliz.
O Movimento ÂNIMA - despertando o controle do sentir é um programa Work-life Balance (equilíbrio vida e trabalho) com atividades vivenciais com foco na autorregulação emocional e promoção do bem-estar, resiliência felicidade, qualidade de vida e autorrealização na vida particular e no trabalho.
A proposta do movimento é baseado nas estatísticas e orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério do Trabalho com a Portaria MTE nº 1.419, publicada em 27 de agosto de 2024, que trouxe mudanças importantes para o item 1.5 da Norma Regulamentadora – NR nº 1, introduzindo a obrigatoriedade de identificar e gerenciar os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
O Movimento Ânima propõe ações alinhadas com as atualizações da NR-1 e a inclusão dos riscos psicossociais, onde a saúde mental recebe o mesmo nível de atenção que outros riscos ocupacionais.
As empresas devem documentar cuidadosamente todas as etapas do processo de adaptação, assegurando a conformidade com as novas normas e demonstrando um verdadeiro compromisso com o bem-estar dos colaboradores.
Conteúdo e práticas integrativas dentro das 4 dimensões e inteligências humanas (físico, psíquico, emocional, espiritual). O Movimento Ânima pode ser facilitado com vivências, treinamentos, programa contínuo e formação de Brigadistas em Saúde Mental.
O plano abordará mindfulness, alongamentos, condicionamento físico de baixo impacto, leituras, grupos de conversa, intervenções da Psicologia Positiva (Ciência da Felicidade), neurociência e Logoterapia (Ciência do Sentido da Vida).
Espera-se que no final da vivência, os participantes sejam capazes de:
Desenvolver o autocuidado e autorregulação;
Compreendam como que o cérebro e corpo reage aos estressores;
Se conscientizem da importância da saúde quadridimensional para uma vida mais saudável, segura e autorrealizável;
Se sintam mais dispostos e mentalmente saudáveis;
Adotem estilos e hábitos de vida que os apoiem;
Reduzam as chances de crises de estresse, ansiedade, burnout, burn on;
Criem seus planos e kits de salva vidas mental como estratégia de vida;
Outros...
Formação de hábitos eficazes;
Inteligência emocional;
Relacionamentos interpessoais;
Comunicação do time;
Autocuidado e saúde quadridimensional;
Felicidade e bem-estar;
Segurança psicológica;
Sentido e valor a vida;
Bem-estar financeiro;
Liderança genuína;
Criando resiliência;
Práticas de mindfulness;
Cooperação e trabalho em equipe.
Em 2002 eu realizei meu primeiro trabalho na programação de uma SIPAT, lembro que não era palestra e sim uma enquete teatral com o tema 5S. Foi muito desafiador, eu só apresentava teatro em escolas, praças e teatros convencionais e logo fui apresentar no refeitório. De lá para cá fui tomando a música de Milton Nascimento como lema "... eu vou onde o público está...".
São anos apresentando e escrevendo peças de teatro com foco corporativo, na pandemia escrevi roteiro de curta metragem e ficou ótimo.
Já não mais atuo como ator, mas também não deixo a atuação sair de minhas palestras com metáforas, causos e até personagens ou clown no meio da palestra dando um ar de irreverência, contextualização, emocionalidade e humor.
Minha primeira palestra corporativa foi em 2013 para a empresa FMC, depois foram outros clientes que você pode conferir neste vídeo.
Eu digo que minhas palestras não são motivacionais e sim inspiracionais. Minha missão como educador corporativo é inspirar os colaboradores a reconhecer e tomar decisões mais assertivas quanto a sua saúde e segurança. Reforço muito o Cuidado Ativo Genuíno que é a filosofia de cultura de trabalho e liderança que acredito e busco propagar.
Gosto de levar conteúdo transformador que provoque a reflexão, que crie incômodo gerador de mudança da mentalidade distraída para uma mentalidade em ativa e em alerta.
Por fim, se está em busca de algo diferente para sua SIPAT ou outro evento corporativo e que a solução seja uma palestra, eu gostaria muito de ser essa solução.
Um forte abraço!
VALMONT, ABS, MOSAIC, SCALA, YARA, START, SMURFIT KAPPA, GREIF, CBMM, COCA-COLA, AMBEV, CSN, NÓBREGA PIMENTA, BEM BRASIL, UPL, CSN, UBYFOL, OURO FINO, BRAVO LOGÍSTICA, MAGNESITA, BARENBRUG, EXPOCACCER, SINPCAM, CCM, ECORODOVIAS, USINA COLORADO, USINA SANTO ÂNGELO.
SAÚDE EMOCIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO
Duração: 1h
A MAIOR CARTA DE AMOR
Temas: qualidade de vida, bem-estar, saúde, autocuidado, práticas e intervenções, autorresponsabilidade, hábitos eficazes, sentido da vida, autoconhecimento, filosofia estoica.
A maior carta de amor é aquela que escrevemos todos os dias para a pessoa mais importante que conhecemos - NÓS MESMOS.
Somos a primeira pessoa a quem devemos amar, e amar, é cuidar.
O autocuidado é uma ação, um verbo "eu me cuido", uma virtude "hábitos bons" e precisa ser consciente.
Quando cuidamos da nossa primeira empresa, chamada vida, temos condições de cuidar de outras vidas, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Com saúde física podemos brincar, nos divertir, estudar, viajar, trabalhar. Com saúde psicológica conseguimos distinguir o certo do errado, fazer as melhores escolhas, ter coordenação e raciocínio, resolver problemas, superar limites. Com nossa saúde emocional cultivamos relacionamentos, reagimos a sentimentos e emoções, experimentamos momentos. E com a saúde espiritual alimentamos nossa vida com a vontade de que tudo dê certo e o grande valor que tem a própria vida e a dos semelhantes.
As quatro saúdes juntas, chamamos de quadripartismo, onde todas às áreas do ser humano estão contempladas. Estamos falando do CUIDADO ATIVO GENUÍNO como uma filosofia de vida.
A palestra trabalha o autocuidado e autoconsciência para escolher as melhores práticas e atitudes dentro e fora do trabalho com o intuito de conscientizar da AUTORRESPONSABILIDADE de cada um pela sua única vida.
Duração: 1h
QUALIDADE DE VIDA E FELICIDADE
Duração: 1h
EU E O OUTRO NO AMBIENTE DE TRABALHO
A palestra apresenta o Cuidado Ativo Genuíno e os benefícios dos relacionamentos saudáveis, comunicação transparente, segurança psicológica, compaixão e respeito.
Os hábitos de manter um clima saudável onde as pessoas se preocupam uma com as outras são fontes de saúde e segurança no trabalho reduzindo os acidentes com foco no Zero Acidente.
Com a filosofia do "Eu cuido de mim, eu cuido de você e me permito ser cuidado" a palestra traz conteúdo, dados científicos, dinâmicas reflexivas e sugestões práticas para aplicabilidade e/ou mudança de mentalidade. A proposta é gerar potencialidade nos times com relacionamentos cooperativos, éticos e mantidas com base em valores, virtudes e princípios.
A palestra é conduzida com metáforas, dinâmicas práticas e inspiracionais.
Duração: 1h
E SE...?
Palestra que leva os participantes a refletir nas suas escolhas e atitudes a partir do questionamento do cérebro e da formação de novos hábitos de autoliderança auxiliando na prosperidade na vida pessoal e profissional. E se eu mudar a forma de pensar e agir?
Estamos falando do comportamento seguro com análise dos riscos, reflexão, atenção, procedimentos corretos e quais às causas se desviar os processos.
E se? Seguir correto?
Duração: 1h
PALESTRA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO
ESTRATÉGIA DE VIDA
A saúde mental da sociedade contemporânea tem se acelerado com a vertente do mundo BANI e ondas de ansiedade, perda de sentido existencial, Burnout, depressão viraram “um ponto de atenção” nas empresas. O distanciamento do ser humano com ele mesmo, sua felicidade, controle mental e hábitos saudáveis, ou seja, a falta da utilização das suas 4 inteligências e necessidades (QF, QI, QF, QS) também se torna tema de atenção para a saúde e segurança do trabalho.
Falar de saúde mental é falar de vida.
Quantas vezes na vida pessoal ou no trabalho deparamos com situações que nos dão medo, ansiedade, raiva, falta de gentileza, distância do convívio social, falta de adaptabilidade?
Estas situações incertas e ambíguas nos atrapalham a conquistar nossos objetivos. Diminuem nosso ânimo, energia, prazer e engajamento. Até nossa criatividade fica comprometida.
Nossa mente longe da tarefa nos traz distração? Distração nos faz acidentar? Acidentar nos faz ficarmos tristes e deixar alguém que nos ama triste?
Esta palestra é para ajudar profissionais que todos os dias saem de casa com esperança do retorno seguro e feliz.
A palestra trabalha autoconhecimento, autorresponsabilidade, autoliderança, amabilidade, resiliência, sociabilidade e adaptabilidade.
Destinado: público adulto em geral.
Duração: 1h
WORKSHOP SEGURANÇA PSICOLÓGICA PARA SST
Com base nas pesquisas, dados e referências que demonstram a Insegurança Psicológica como grande vilã da saúde e segurança dos colaboradores, e prosperidade das empresas o workshop traz conteúdo e muitas atividades práticas inspirando a confiança, transparências, comunicação genuína, levantamento de gaps e fontes de resolução.
O objetivo tem foco na conscientização e aplicação de novas práticas voltadas para o fortalecimento das relações e confiança entre equipes e lideres e que este comportamento atue diretamente na redução e até mesmo zerar os acidentes de trabalho.
Carga horária: 08h
LINKS COM DEPOIMENTOS