FELICIDADE ORGANIZACIONAL
QUALIDADE DE VIDA | BEM-ESTAR | SAÚDE | FELICIDADE
FELICIDADE ORGANIZACIONAL
QUALIDADE DE VIDA | BEM-ESTAR | SAÚDE | FELICIDADE
Dados atuais da OMS e científicos demonstram que a saúde quadridimensional (física, emocional, psicológica e espiritual) dos trabalhadores precisa de uma intervenção consciente e contínua.
A Liceu de Líderes acredita e atua em ações de prevenção, nosso olhar está diretamente ligado no "antes" das ocorrências, na educação para o bem-estar, nas ações individuais e coletivas que as pessoas podem fazer.
Para isto não adianta termos apenas algumas sessões de mindfulness ou desconto em academia (quer é bom também), mas não se resolve desta forma. Alguns fatores precisam ter outros olhares e muita escuta.
É necessário olhar o clima organizacional, melhorar as relações interpessoais e intrapessoais, conscientizar a liderança, apoiar a liderança que também adoece. Olhar a pessoa como única e trabalhar a sua singularidade, com alteridade, pois todo indivíduo é complexo e algumas causas podem não ser do trabalho e sem saber como lidar com elas, recai neste ambiente onde cada um passa o maior tempo do dia.
Nós trabalhamos com líderes e times, muitos dos assuntos recaem no emocional, na perda de sono, rispidez nos relacionamentos, sentimento de incapacidade, incongruência de valores, improdutividade, irritabilidade, entre outros.
As soluções aqui apresentadas podem ser realizadas em programa contínuo e/ou em outros momentos pontuais na empresa: Campanha Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Dia da Saúde e Bem-estar, Dia Internacional da Felicidade, Dia Internacional da Saúde Mental, SIPAT entre outros.
MOVIMENTO ÂNIMA: despertando o controle do sentir
Como a filosofia, psicologia positiva, neurociência e logoterapia ajudam você a cultivar sua saúde mental no ambiente corporativo promovendo uma vida mais feliz.
O Movimento ÂNIMA - despertando o controle do sentir é um programa Work-life Balance (equilíbrio vida e trabalho) com atividades vivenciais com foco na autorregulação emocional e promoção do bem-estar, resiliência felicidade, qualidade de vida e autorrealização na vida particular e no trabalho.
A proposta do movimento é baseado nas estatísticas e orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério do Trabalho com a Portaria MTE nº 1.419, publicada em 27 de agosto de 2024, que trouxe mudanças importantes para o item 1.5 da Norma Regulamentadora – NR nº 1, introduzindo a obrigatoriedade de identificar e gerenciar os riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
O Movimento Ânima propõe ações alinhadas com as atualizações da NR-1 e a inclusão dos riscos psicossociais, onde a saúde mental recebe o mesmo nível de atenção que outros riscos ocupacionais.
As empresas devem documentar cuidadosamente todas as etapas do processo de adaptação, assegurando a conformidade com as novas normas e demonstrando um verdadeiro compromisso com o bem-estar dos colaboradores.
Conteúdo e práticas integrativas dentro das 4 dimensões e inteligências humanas (físico, psíquico, emocional, espiritual). O Movimento Ânima pode ser facilitado com vivências, treinamentos, programa contínuo e formação de Brigadistas em Saúde Mental.
O plano abordará mindfulness, alongamentos, condicionamento físico de baixo impacto, leituras, grupos de conversa, intervenções da Psicologia Positiva (Ciência da Felicidade), neurociência e Logoterapia (Ciência do Sentido da Vida).
Espera-se que no final da vivência, os participantes sejam capazes de:
Desenvolver o autocuidado e autorregulação;
Compreendam como que o cérebro e corpo reage aos estressores;
Se conscientizem da importância da saúde quadridimensional para uma vida mais saudável, segura e autorrealizável;
Se sintam mais dispostos e mentalmente saudáveis;
Adotem estilos e hábitos de vida que os apoiem;
Reduzam as chances de crises de estresse, ansiedade, burnout, burn on;
Criem seus planos e kits de salva vidas mental como estratégia de vida;
Outros...
Estamos vivendo momentos em um mundo VUCA ou BANI que a cada dia nos apresenta desafios capazes de nos trazer mais estresse, ansiedade, desamparo, niilismo e depressão.
No ambiente de trabalho, as demandas, cobranças, relacionamentos, lideranças e ambientes tóxicos e competitivos nos deixam ainda mais desconectados dos nossos valores. E nestes momentos precisamos saber ativar nossa resiliência, adaptabilidade e autocompaixão.
Cronograma
03/04 • plataforma on-line
10, 17 e 24/04 (segundas-feiras), 19h às 20h, on-line ao vivo.
16 e 23 (domingo), 08h às 10h, presencial no Parque das Barrigudas (Uberaba-MG).
Serão abordadas diversas teorias, porém, o livro base dos encontros é "O cérebro de Buda - neurociência prática para a felicidade" de Rick Hanson com Richard Mendius.
ACESSE E GARANTA SUA PARTICIPAÇÃO
https://sun.eduzz.com/1834888