Sei que os que confiam no senhorRevigoram suas forças, suas forças se renovamPosso até cair ou vacilar, mas consigo levantarPois recebo dele asasE como águia, me preparo pra voarEu posso ir muito além de onde estouVou nas asas do senhorO teu amor é o que me conduzPosso voar e subir sem me cansarIr pra frente sem me fatigarVou com asas, como águiaPois confio no senhor!Compositores: Eros Biondini

Instituto Posso Voar é uma empresa social que atua no ramo da educação com ações socioeducacionais, socioculturais e formativas com foco no desenvolvimento humano e empregabilidade de jovens e adolescentes. 

Somos uma solução para a transformação do mundo vindo pelas pessoas e por intermédio da educação formal e  não-formal com objetivo de promover uma mudança de paradigma nos envolvidos, apoiando no seu estado de vida.

Nossas ações são alinhadas com a Responsabilidade Social (S) do ESG, focamos nossa expertise na intervenção para minimizar os impactos sociais, fortalecendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) com ações alinhadas à:

ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

ODS 5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Atuamos com programas de formação na área de educação emocional (empatia, gentileza, compaixão, felicidade e projeto de vida), desenvolvendo atividades, aulas e treinamentos de desenvolvimento humano, artes, educação empreendedora para alunos e educadores com o Programa Escola de Felicidade – a gramática da Inteligência Emocional (públicas ou privadas) e o Programa Pequenos Grandes Líderes que atua em escolas e atende adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para manutenção de nossos projetos buscamos sensibilizar empresas privadas, poderes públicos e comunidade civil para a sustentabilidade das ações com venda de serviços, palestras corporativas e elaboração de projetos estratégicos via Lei de Incentivo ou recursos diretos de Responsabilidade Social Corporativa.


Conheça os programas acessado o site https://sites.google.com/diogenesmarques.com.br/educacaosociocultural/home 

Instagram: @institutopossovoaroficial | @pequenosgrandeslideresoficial | @escoladefelicidadeoficial

AÇÕES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS PARCEIRAS

COLÉGIO MONTEIRO LOBATO

Programa Escola de Felicidade

Programa Pequenos Grandes Líderes

Aulas de Felicidade, Soft Skills, Empreendedorismo e Projeto de Vida

COLÉGIO ANTARES

Programa Escola de Felicidade

Programa Pequenos Grandes Líderes

Aulas de Felicidade, Soft Skills, Empreendedorismo e Projeto de Vida

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SÃO JERÔNIMO EMILIANI (CEFOP)

Aulas de Empreendedorismo com a metodologia Pequenos Grandes Líderes

CASA DO ADOLESCENTE DE GUADALUPE


Aulas de Empreendedorismo e Meio Ambiente.

Eu acredito na educação como Mandela 

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Em 2021 festejo 20 anos atuando na área de educação comecei sem experiência ministrando aulas de capoeira, artes e educação infantil na Escola Corujinha, Escola Globinho, Pequenos Brilhantes onde fui entendendo o mistério e ministério de educar. 

Quando me formei em Licenciatura em História, ainda em 2005, mencionei no TCC que formar em professor foi na faculdade, mas, como educador foi nas relações vividas com cada aluno. A Escola Globinho é uma instituição inclusiva e foi nesse cenário que descobri o sentido da palavra afeto. Alguns alunos por situações neurológicas ou físicas não se expressavam pela fala, alguns com poucos gestos, mas foi bem aí que comecei a entender como se comunicar com o coração.

Após comecei a perceber que a linguagem da afetividade sempre me acompanhava em muitas atividades educacionais, como: seminários, workshops, especializações.

Também celebro 20 anos atuando com palestras para jovens em escolas, grupos de jovens e encontros religiosos. São palestras com temas de perdão, relacionamentos familiares, espiritualidade, sonhos e propósitos que sempre buscavam levar ao jovem a compressão para viver uma mais feliz.

Em outro momento da carreira profissional fui absorvendo conhecimento e experiência com gestão de empresas, liderança, gestão de pessoas, neurociência, psicologia positiva e coaching, com uma formação específica em coachinhg para adolescentes.

Neste universo trabalhando como formador de lideranças e equipes, bem como ouvindo pessoas nas sessões de coaching, escutas nos grupos de jovens e percebendo em minha própria história, que o ser humano precisava está analfabeto, onde recorro a frase de de Alvin Toffler: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”

Foi escutando adultos que percebi suas grandes inquietações vividas na infância e/ou juventude, ainda movidas como crenças na adultez, que na maioria das vezes os impossibilitam de agir por princípios e virtudes.

Assim, estudando a felicidade também como ciência no campo da Psicologia Positiva e Neurociência, me veio a inspiração de contribuir com a formação emocional da comunidade escolar composta por alunos, educadores, profissionais administrativos e pais, surgindo assim a ESCOLA DE FELICIDADE.

Escola de Felicidade – gramática da inteligência emocional é um programa interdisciplinar de inteligência socioemocional, bem-estar e felicidade na educação.

O programa traz em sua grade metodologias das ciências Educação Positiva, Psicologia Positiva, Psicologia da Educação, Disciplina Positiva, Logoteoria, Filosofia, Pedagogia, Neurociência, Artes, História e Sociologia.

É um programa desenhado com atenção as orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Quatro Pilares da Educação UNESCO (Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser) e o FIB (Felicidade Interna Bruta).

A proposta do programa é educar a comunidade educacional para o caráter. Na construção e reconstrução do caráter humano, entendemos que alunos, pais e professores cultivam maior segurança psicológica, maior perseverança, percepção de que a vida valha a pena ser vivida; compreender os caminhos para uma vida com sentido e o propósito, aumento das relações saudáveis, desenvolvimentos interpessoais, superação de obstáculos e metas, fortalecimento das emoções positivas, maior vitalidade e ânimo.

Os conteúdos buscam aprimorar seus princípios e competências comportamentais (Soft Skills), bem como as competências para a felicidade (Happiness Skills).

Caso tenha interesse em conhecer e levar o programa, formações ou palestras para sua rede educacional pública ou privada, instituições de ensino, instituições sociais e comunidades é só entrar em contato por institutopossovoar@gmail.com / +55 34 9.9929-3102 .

Entendo a competência LIDERANÇA como uma FORÇA DE CARÁTER do ser humano, onde se torna uma escolha própria ou as circunstancias, crenças e outras pessoas podem escolher por nós. Analisando alguns problemas sociais vividos por adolescentes e jovens brasileiros como: situação financeira, drogadição, depressão, ansiedade, criminalidade, prostituição, abandono do estudo, relacionamentos negativos, baixa autoestima e perspectiva de vida, aliados ao grande desejo de contribuir positivamente com o florescer humano proporcionando caminhos para sua excelência fortalecendo suas competências comportamentais com objetivo de apoiar nas suas visões de mundo e na construção de outros caminhos com seus próprios conhecimentos é que foi iniciado em 2019 o projeto social LÍDERES DO AMANHÃ que em 2022 altera o nome para PEQUENOS GRANDES LÍDERES.

A ideia de abrir um instituto social sempre foi um sonho antigo, até mesmo por meus envolvimentos com eventos sociais e ações voluntárias em hospitais, creches, escolas, encontros religiosos, Ongs, entre outros. Outro trabalho que sempre estive envolvido foi com jovens na condição de vícios, fiz palestras, teatros, conversas pessoais e sempre envolvido com o objetivo de ajudá-los a sair dessa sombra. Em 2010 após uma MBA em Gestão de Empresas, onde defendi o TCC com o tema Economia Criativa, a ideia começou a me provocar com mais sentido, algumas situações me fizeram adiar. Em 2018 após me desligar de uma empresa onde adquiri grande conhecimento na área de projetos, responsabilidade social e ações corporativas humanizadas, decidi investir tempo para retomar esse propósito. E como as drogas entram em inúmeros lares, ela também entrou no meu e vi meus sobrinhos caírem nesse universo sombrio. 

E aqui está meu estudo no campo da felicidade, pois em busca da tal felicidade, o adolescente/jovem faz escolhas errôneas compreendendo que vai encontrar seu bem-estar financeiro, social, emocional. Porém cai em falácias que podem levá-lo ao fundo do poço.

Em 2019 criei o Instituto Posso Voar acreditando que cada jovem pode buscar voar para caminhos mais justos e retos, mas precisam de ajuda para compreender e como diz na metáfora da águia - RESSIGNIFICAR. Busquei apoio na Creche Sagrado Coração de Maria que me cedeu uma sala uma vez por semana onde comecei a ministrar as oficinas de comportamento chamada LÍDERES DO AMANHÃ para 13 adolescentes.

Em 2020 com a pandemia, as atividades foram suspensas e como os jovens não tem condições para investimentos tecnológicos e internet, adiamos as oficinas presenciais. Iniciamos algumas oficinas on-line, inclusive com alguns adolescentes africanos em parceria com a angolana Mariana Pedro que também busca implantar ações do Instituto em sua comunidade.

Estamos desenhando novos formatos de acesso para retomar as atividades. Uma das ações foi lançar a MENTORIA ASAS "jovens potenciais", on-line e gratuita. Disponível a partir de fevereiro de 2023.

Fazendo um mapa de empatia com jovens e analisando os possíveis motivos que atrapalham os jovens e cheguei a conslusão de que muitos casos a questão está relacionada ao financeiro. Logo me voltei para a Piramide de Maslow que nos mostra as necessidades básicas como motivação humana e outra análise foi no FIB - Felicidade Interna Bruta como índice de análise de desenvolvimento da sociedade. 

Nesse momento revi o projeto Líderes do Amanhã e percebi que ele ajudava, mas não resolvia a grande situação problema. Foi aí que elaborei o ASAS - Escola Social de Empreendedorismo Criativo.

 Nossos projetos estão sendo enviados para empresas, leis de incentivo com intuito de retomar as atividades inicialmente de forma on-line até que tudo se estabilize para compreendermos o novo cenário que nos espera.

Eu acredito que o jovem pode empregar toda sua CRIATIVIDADE, EMOÇÃO, VITALIDADE, LIDERANÇA para romper com as situações que o prende de voar.

O programa trabalha as competências comportamentais, forças de caráter, psicologia positiva, logoteoria, neurociência, arte, filosofia, empreendedorismo, relacionamentos, comunicação.

Continuo com o mesmo objetivo em inspirar jovens na busca das suas maiores forças internas para formação de seu caráter.

Agora que voce conheceu um pouco dos meus sonhos, quero te convidar a conhecer um pouco mais a fundo no site do instituto aqui abaixo e deseje fazer parte dessa transformação social formando novos líderes capazes de se erguer e erguer um futuro próspero.

APOIO OS PROJETOS DO INSTIITUTO POSSO VOAR. SEJA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO QUE DESEJAMOS NO MUNDO, VINDO PELAS PESSOAS.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E SEJA REDIRECIONADO PARA O SITE DO INSTITUTO POSSO VOAR